sexta-feira, 16 de junho de 2017

Careiro da Várzea - AM na época da cheia.

Em 2016 tivemos oportunidades de visitar a sede do município do Careiro da Várzea-AM, próximo de Manaus/AM. Na época visitamos a casa de um amigo e naquela oportunidade recebemos o convite para retornamos a vila na época da cheia do rio.

Então, no mês de junho quando as águas do Rio Solimões estão no auge e as chuvas diminuíram fomos visitar a Vila do Careiro da Várzea.

As 10:00 hs da manhã pegamos a embarcação no porto da Ceasa (R$ 10,00 por pessoa), o volume de água impressiona até nos que nascemos nessa região.


Com a cheia do rio a paisagem muda consideravelmente, os barrancos que vimos na seca agora se tornaram ilhas alagadas.  


Em outubro de 2016 assim que chegamos a vila enfrentamos uma escadaria, agora na época  da cheia ela simplesmente desaparece debaixo d’água e logo vemos que o nome Careiro da Várzea que vem do fato de o municio se encontrar em uma região de floresta de várzea que sempre alaga em um período do ano é o mais correto para esse município.


Foto tirada no período da seca (outubro 2016)

Foto tirada no período da cheia (Junho 2017)

A época da cheia muda a rotina dos moradores da vila, as ruas ficam alagadas e  para transitar por elas a prefeitura constrói passarelas de madeira para que os moradores possam circular livremente pela vila.
   
Foto tirada no período da seca (outubro 2016)

Foto tirada no período da cheia (Junho 2017)

Durante o almoço na casa do nosso amigo, fomos matando a curiosidades sobre como é viver no município do Careiro da Várzea-AM na época da cheia.




Segundo os moradores é comum ver peixes como piranha e poraquê e outros bichos como cobras e jacarés, mas isso depende muito do nível da cheia e exige uma atenção redobrada com as crianças.   



Para quem quiser ver uma paisagem mais de naturaza, na ultima rua atrás da vila tem uma paisagem bastante bonita do lago.



La pelas 16:00 hs voltamos para Manaus-AM, já com um convite de voltarmos para a festa da padroeira no mês de agosto.

Espero que tenham gostado desse breve relato. 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários :

Postar um comentário

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.

Seguidores